top of page
Yago Quiñones Triana

Clandestino Galletas Calientes

Programa Clandestino 154 – Galletas Calientes

 

Nota 1

Começa nesse momento mais um programa clandestino aqui, como sempre, na Rádio Eixo Música Sem Algoritmos. E nesse ano de 2024, a temporada do Programa Clandestino é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, FAC DF.

E neste ano de 2024 comemoramos também 20 anos do selo fonográfico, da gravadora Galletas Calientes, que faz uma referência estética, uma referência visual, as bolachas, como são chamadas em São Paulo, também conhecidas como vinis em comum Português, mas que tem origem na mesma raiz, já que bolacha nada mais é do que biscoito em espanhol, biscoitos quentes.

O selo criado por dois amigos latino-americanos que decidiram criar as sua própria gravadora, basicamente no início, para produzirem os seus próprios discos, para produzirem a sua própria música e oferecê-la em vinil, num ambiente underground, mas de volta à Colômbia, eles vão encontrar uma nova cena musical colombiana e vão pensar em ser uma gravadora, uma gravadora de referência para, digamos, produção neotropical, grupos colombianos de vanguarda e experimentais, aqueles grupos colombianos que estão olhando um pouco para a tradição e misturando com novas sonoridades, dando um tom mais dançante, um tom mais disco e festeiro, e produzindo música de altíssima qualidade e sempre mais independentemente.

E as Galletas Calientes chegam para dar esse suporte, chegam para produzir e distribuir essa música. A gente começou esse programa ouvindo a música 6x8, do grupo Los Bulldozers, que traz um pouco, que faz um pequeno resumo do que estamos falando. Um resumo do que é o objetivo da gravadora Galletas Calientes, que é gravar grupos de jovens músicos que tocam um pouco de ritmos tropicais e dão uma sonoridade nova, e é justamente assim que acontece naquela música 6x8, que tem um som um pouco pacífico, um som um pouco mais folclórico, mais mesclado com instrumentos e ferramentas de música mais dançante, música mais moderna e contemporânea. Vamos continuar escutando o grupo Plu Con Pla, que é realmente um grupo mais genérico do Pacífico colombiano, que usa marimba e chonta, que usa, digamos, instrumentos analógicos, bateria analógica, e que traz uma proposta um pouco mais tradicional, mas a gente continua ouvindo outras músicas um pouco mais nesse sentido, mais folclorico, com Luis Towers, por exemplo, representante da música caribenha, que usa mais champeta, mais música caribenha Colombiano, e The Beachers, que está aqui é uma regravação do um mítico grupo panamenho, The Beachers, que foi relançada, que foi remasterizada, remixada pela Galletas Calientes, que além de fazer com algumas gravações, também remixa e relançar em vinil, dá nova vida a essas gravações, e continuaremos ouvindo o grupo Los Candeleros con Cumbia de la Noche, é o Programa Clandestino escutando música da gravadora Galletas Calientes, aqui, como sempre, na Rádio Eixo.

 

Nota 2

Continuamos nosso programa clandestino, dedicado ao selo independente, à gravadora independente, Galletas Calientes, nascido na França, mas de raízes colombianas, que se dedica a lançar, relançar artistas, novos artistas também. Estamos nos dedicando hoje a ouvir um pouquinho dos artistas que ainda não tocaram nosso programa clandestino, já que o nosso programa clandestino, sem querer, talvez, já fiz tocou vários dos artistas dessa gravadora como Rompe Rayo, os Meridian Brothers, Grupo Systema Solar, Pernett também

E vamos continuar no nosso segundo bloco, ouvindo alguns artistas extremamente interessantes que continuam com aquela mistura de ritmos tradicionais, sons tradicionais, utilizando ferramentas mais contemporâneas, pensando na experimentação, e também na pista de dança. Experimentações muito interessantes que vamos escutar como La mákina del Caribe que toca alguns sons da região caribenha, flertando um pouco com a Champeta, com aqueles ritmos eletrônicos tradicionais. E continuamos com o grupo Ghetto Cumbé, que traz um pouco da cultura negra, da cultura urbana do norte da Colômbia, do Caribe colombiano, extremamente interessante. Também o grupo La Mercosur, música com a música Cumbia Mocha, que vai trazer um pouco do que é o som, a música dos Balcães, música cigana, que já ouvimos, ao qual já dedicamos o nosso programa clandestino. Esse som e essa instrumentação que faz um link com a música papayera, com a música das orquestras papayera, das quais também fizemos uma programação especial, demonstrando, como já havíamos notado naquele momento, que esses dois formatos, esses dois ritmos musicais, com a chirimilla também, tem muito a ver com isso, tem muito em comum. É o programa clandestino. Ouvindo um pouco a produção, ouvindo um pouco a proposta artística e cultural de uma gravadora independente colombiana, as Galletas Calientes.

 

Nota 3

E continuamos nosso programa clandestino dedicado ao selo independente colombiano com raízes nascidas na França, Galletas Calientes, dedicado um pouco a publicar, a apoiar às experimentações da nova cena musical colombiana como era conhecido esse movimento, mas que não se restringe aos artistas colombianos, também tem artistas da África, do Caribe e de outros lugares do mundo, demonstrando que existe um vínculo, que existe uma contiguidade nessa representatividade de ritmos folclóricos baseados em ferramentas contemporâneas e que traz um produto extremamente  bem produzido.

Mas Galletas Calientes não é só um selo discográfico, não é só uma gravadora que publica e distribui artistas independentes, artistas de vanguarda, e também uma proposta estética muito particular. Já que os vinis que lança, o objeto em si é muito importante, o produto que as pessoas compram. Eles cuidam muito também da estética, a estética que é praticamente uma referência à cultura europeia de numa determinada época. Aconselhamos dar uma olhada nas redes sociais da Galleta Calientes Records para ver esses álbuns, que realmente são uma obra de arte, não só do ponto de vista musical, mas também do ponto de vista estético, e que também demonstra cuidado que seus fundadores, seus líderes tiveram ao produzirem e entregarem seu produto. Vamos então ao último, o terceiro e último bloco do programa, obviamente ouvindo mais discos, mais produção das Galletas Calientes, ouvindo alguns artistas não necessariamente colombianos, como também da África e o Caribe, para demonstrar que a produção de Galletas Calientes não se reduz a uma esfera colombiana e traz outros tipos de artistas, traz outras produções que se enquadram nessa lógica. É o programa Clandestino trazendo a gravadora Galletas Calientes.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page