RÁDIO EIXO
O que se ouve por aqui.
Um pé no chão e o outro nos ares, nas nuvens. Uma rádio independente, diferente - Rádio Eixo. Instalada em Brasília, ela circula as ondas redondas da internet. Aqui duas paralelas se encontram para tocar no coração e na mente de quem se liga na boa música do Brasil e do mundo. Na Eixo não tem algoritmo, logaritmo ou inteligência artificial: a programação é feita por seres humanos, gente que pesquisa e coloca no ar a boa música, a boa informação.
A diversidade faz parte da Rádio Eixo. Ela dá voz a artistas negros e indígenas, as pessoas LGBTQIA+. Ela abre espaço para o rio da sua aldeia: a cena cultural do Distrito Federal com as suas cores e rimas, tons e sobretons.
A Rádio Eixo é cósmica e telúrica, alumiada pela luz do sol e aquecida pela luz da terra. Seu lugar de origem, seu ventre é Brasília, um pássaro que pousou no coração do Cerrado. Aqui ela nasceu, nos idos de 2022, e hoje canta para o mundo inteiro e mais um pouco. São 25 ou 30 horas por dia, a depender da chuva, do sol, e de quem a escuta.
A Rádio Eixo é o cuidado com a natureza e com os sonhos sonhados e os não sonhados. Sua programação educa, defende os direitos humanos, atua na preservação ambiental. Se depender da Rádio Eixo o mundo não acaba tão cedo. A emissora tem radio-documentários, promove oficina de rádio para jovens em escolas da periferia, conta as histórias da música. Essa Rádio não segue modas, ela inventa modas: são dezenas de programas que abordam quase tudo que é gênero musical; às vezes é só música, às vezes tem entrevista, às vezes é só fala, às vezes é poesia - nunca é raso, sempre tem conteúdo e sentimento. São programas autorais, originais, onde o ouvinte tem a rara oportunidade de rir ou chorar, seja meio-dia ou meia-noite. Isso mesmo, a Rádio Eixo é singular por ser plural. Da raiz ao talo.
É pouco. A rádio quer mais: seu objetivo é a quadratura do círculo: dos eixos de Brasília fazer brotar novos pássaros. Se as mudanças climáticas permitirem, em algum futuro próximo essa rádio vai investir mais ainda em jornalismo cultural e ambiental. Uma coisa é certa: a gente não vai deixar a natureza se acabar.
A Rádio Eixo não é uma empresa, não é uma rádio comercial. Ela é um grupo de amigos e amigas que resolveram fazer uma rádio diferente. Ela não veicula propaganda, não toca “o sucesso do momento”, não recebe jabá. A substância da alma da rádio Eixo tem arte, cultura e educação - ela ensina e também aprende, como diria Paulo Freire.
Por tudo isso. Por ser o que é, por acreditar em seus sonhos e mostrar que eles podem ser concretizados, a Rádio Eixo foi escolhida como a melhor radioweb do país no Prêmio Profissionais da Música (PPM) de 2023. Foi reconhecido o esforço de um coletivo de amigos e amigas que acreditaram e acreditam na possibilidade e fazer uma rádio diferente, original, educativa e, claro, alegre - senão não tem graça.