top of page

Luciana Martucelli - Teatro de Brasília

  • Foto do escritor: Paola Antony
    Paola Antony
  • 16 de fev.
  • 3 min de leitura

ree


ROTEIRO


  • VINHETA DE ABERTURA – campanhinha toca três vezes

  • VOZ DE ABERTURA – PAOLA – “A RÁDIO EIXO APRESENTA EIXOENCENA”

  • BG -  “Mambembe” Chico Buarque (versão Chico e Roberta Sá)  trilha sonora de fundo. Rubrica para o sonoplasta (Colocar o som da música tal como pano de  fundo da voz do narrador...  bem baixinha)

  • SONOPLASTIA – DUAS CAMPANHINHAS


LÍLIAN

Narrador (rádio novela) – Olá ouvintes, ESTE é o programa EIXOENCENA. Uma série de Rádio-Teatro que faz ao longo deste ano, uma homenagem ao Teatro Brasileiro do séc. XIX e ao Teatro de Brasília. Eu sou LÍLIAN ALENCAR, e estou aqui com o ator TIAGO DE CARVALHO para neste DÉCIMO programa de homenagem ao Teatro de Brasília,  falarmos um pouquinho da vida e obra de “LUCIANA MARTUCELLI”.


SONOPLASTIA - Uma campanhinha

BG – “Trish-Trash Polka” de Johan Strauss


TIAGO

LUCIANA MARTUCELLI é filha de Ge Martu, homenageado aqui no nosso programa Eixoencena. Estamos diante de um família que dedicou e dedica a vida ao teatro e as artes. A atriz, dramaturga, compositora, cantora, cenógrafa, diretora, produtora, cineasta. Luciana é conhecida nos palcos e fora deles em Brasília. Em entrevista ao programa Trilha das Artes da Câmara dos Deputados, ao ser entrevistada por André Amaro disse sobre sua trajetória, que a canção que ouvimos ao fundo “Trish-trash-polca” de Johan Strauss foi a primeira grande canção de sua vida, e a primeira que ela gosta e a representa, na inspiração vinda de seu pai que a colocava desde pequena para ouvir música clássica.


LÍLIAN

Luciana é formada em interpretação e direção pelo Instituto Superior de Arte, em Havana (CUBA); no Fashion Institute of Design & Merchandising (California, USA); e pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes – FBT, em Brasília, onde também foi professora efetiva de literatura dramática, interpretação, encenação e multimeios de comunicação. Estudou com Dulcina de Moraes e dentre outros mestres do teatro contemporâneo teve em Eugênio Barba parte de sua inspiração, e da organização de trabalhos com e sobre o autor, diretor e pesquisador teatral italiano. Ainda trabalhou com diretores consagrados do teatro nacional como Aderbal Freire Filho.


TIAGO

Desde a infância acompanhava os pais, mãe e pai artistas e  atores que eram e inspiraram em Luciana a ver a arte como um “modo de “viver” que também diz na mesma entrevista já citada. Responsável por uma escola muito tradicional de formação de atores na Asa Norte. Luciana construiu sua carreira baseada num grande mergulho na pedagogia de formação de multiartistas, com atores e atrizes como base, mas na construção de espaços de arte que se reinventem e possam constituir o teatro e as outras artes como elementos dinâmicos, multáveis, de criatividade e de leitura do homem e do mundo.


BG – “Can’t buy me love”  com The Beatles


LÍLIAN

Atualmente é responsável, criadora e fundadora da TAO Filmes - Centro de Excelência Dramática e Artística que já se aproxima de 20 anos. Podemos destacar dois belos trabalhos um dos anos 90 como “Os saltimbancos – Los quatro amigos, ou um formidável trabalho de 2006 a montagem de “Medeia – Gaia em fúria”. Para encerramos esta homenagem a linda artista Luciana vamos ouvir um pouquinho de Luciana falando sobre a formação do ator e a dimensão do que é ser um ator



SONOPLASTIA: trecho do vídeo a partir do minuto 11:14 até 11:39


TIAGO

E assim encerramos o DÉCIMO episódio da nossa série: o Teatro de Brasília. Em breve teremos mais um importante nome da cena brasiliense “LENORA LOBO”. Agradecemos a paciência da querida  e do querido ouvinte por terem se colocado com atenção no nosso programa EIXOENCENA. 


LÍLIAN

O  programa EIXOENCENA é  parte do projeto RÁDIO TEATRO, OS FUNDADORES DO TEATRO BRASILEIRO E O TEATRO DE BRASÍLIA  realizado com recursos do FUNDO DE APOIO À CULTURA DO DISTRITO FEDERAL e como se diz no bom e velho teatro fiquem bem e

OS TRÊS ATORES JUNTOS: “MERDA PRA TODOS”


VOZ DA RÁDIO – PAOLA – “ A RÁDIO EIXO APRESENTOU EIXOENCENA”

BG - Volta “Mambembe” de Chico Buarque na versão original para encerrar o programa.



Comentários


bottom of page