top of page

Irmão Guimarães - Teatro de Brasília

Paola Antony


ROTEIRO


  • VINHETA DE ABERTURA – campanhinha toca três vezes

  • VOZ DE ABERTURA – PAOLA – “A RÁDIO EIXO APRESENTA EIXOENCENA”

  • BG -  “Mambembe” Chico Buarque (versão Chico e Roberta Sá)  trilha sonora de fundo. Rubrica para o sonoplasta (Colocar o som da música tal como pano de  fundo da voz do narrador...  bem baixinha)

  • SONOPLASTIA – DUAS CAMPANHINHAS


TIAGO

Narrador (rádio novela) – Olá ouvintes, ESTE é o programa EIXOENCENA. Uma série de Rádio-Teatro que realiza ao longo deste ano, uma homenagem ao Teatro Brasileiro do séc. XIX e ao Teatro de Brasília. Eu sou TIAGO DE CARVALHO, e estou aqui com a atriz LÍLIAN ALENCAR e a atriz KARLA CALASANS para neste SÉTIMO programa de homenagem ao Teatro de Brasília,  falarmos um pouquinho da vida e obra dos IRMÃOS GUIMARÃES

SONOPLASTIA - Uma campanhinha

BG – “O teatro dos vampiros” com Legião Urbana


KARLA

Eles encheram a cena da vida de Brasília a partir dos anos 1990. Conhecidos no teatro da cidade como “Os Irmãos Guimarães”. Vale lembrar que o teatro produzido por esta dupla singular da dramaturgia de Brasília era marcada por esmero na iluminação, cenário, figurinos, maquiagem, logo o teatro completo, pois seus atores e atrizes saiam do palco esgotados pela dimensão de entrega na montagem de clássicos do teatro nacional e do teatro universal. A canção de Renato Russo ao fundo fala um pouco do sentimento pelo teatro destes mestres, por serem a cara de Brasília, por falarem da sensação desencantada do homem moderno, da vida nos cenários do absurdo que é o teatro e a própria vida e pela cena trazerem as angústias da nossa busca existencial, muitas vezes inglória.


LÍLIAN

Adriano e Fernando Guimarães, filhos de Brasília, professores da antiga Faculdade Dulcina por mais de uma década, diretores premiados, artistas multidisciplinares, apaixonados pela obra de Samuel Beckett. Fernando Guimarães conta que sua inusitada entrada no teatro se deu quando ao visitar com uma amiga a antiga Faculdade Dulcina, se deparou no elevador com a diva do teatro nacional, a própria Dulcina de Moraes que teria dito a ele: “O ensaio é dia tal!”. Ele formado em Relações Internacionais não entendeu nada, mas aquilo teria sido um chamado para as artes cênicas.


TIAGO

Os irmão fizeram em três décadas a maioria do trabalho juntos, em reportagem ao Correio Brasiliense no ano de 2014 celebravam uma especialidade de suas montagens, em que Fernando sempre cuidou mais do texto e do ensaio de atores, e que Adriano sempre foi responsável pelo visual e pela cenografia. Até o presente momento são os únicos diretores da história do teatro de Brasília, junto com Hugo Rodas a ganharem o grande prêmio de direção teatral no país, o prêmio Shell.

BG – “Cabaré” com Elis Regina, a partir do início do canto de Elis


KARLA

Vamos as grandes montagens dos Irmãos Guimarães. “Doroteia” de Nelson Rodrigues em 1996, que lhes valeu o Prêmio Shell de melhor diretor. Espetáculos como “Felizes para sempre” ou “Adubo” que marcaram a vida cênica de Brasília nos anos 1990. Diretores de grandes atores e atrizes, tem no currículum o trabalho com Natalia Timberg e a direção de peças memoráveis como “Esperando Godot” de Beckett e “Entre Quatro Paredes” de Sartre. Os irmãos Guimarães ganharam o Brasil e mesmo vivendo em Brasília, hoje são parte dos melhores nomes de teatro no eixo Rio-SP. Avessos a entrevistas e aparições, coletamos a fala dos Guimarães sobre o teatro em Brasília, ouçamos um pouquinho:


SONOPLASTIA: trecho do vídeo a partir do minuto 1:48 até 1:58


LÍLIAN

E assim encerramos o SÉTIMO episódio da nossa série: o Teatro de Brasília. Em breve teremos mais um importante nome da cena brasiliense o grupo “OS MELHORES DO MUNDO”. Agradecemos a paciência da querida  e do querido ouvinte por terem se colocado com atenção no nosso programa EIXOENCENA. 


TIAGO

O  programa EIXOENCENA é  parte do projeto RÁDIO TEATRO, OS FUNDADORES DO TEATRO BRASILEIRO E O TEATRO DE BRASÍLIA  realizado com recursos do FUNDO DE APOIO À CULTURA DO DISTRITO FEDERAL e como se diz no bom e velho teatro fiquem bem e

OS TRÊS ATORES JUNTOS: “MERDA PRA TODOS”

VOZ DA RÁDIO – PAOLA – “ A RÁDIO EIXO APRESENTOU EIXOENCENA”

BG - Volta “Mambembe” de Chico Buarque na versão original para encerrar o programa.



Commentaires


bottom of page