
ROTEIRO
VINHETA DE ABERTURA – campanhinha toca três vezes
VOZ DE ABERTURA – PAOLA – “A RÁDIO EIXO APRESENTA EIXOENCENA”
BG - “Mambembe” Chico Buarque (versão Chico e Roberta Sá) trilha sonora de fundo. Rubrica para o sonoplasta (Colocar o som da música tal como pano de fundo da voz do narrador... bem baixinha)
SONOPLASTIA – DUAS CAMPANHINHAS
LÍLIAN
Narrador (rádio novela) – Olá ouvintes, ESTE é o programa EIXOENCENA. Uma série de Rádio-Teatro que realiza ao longo deste ano, uma homenagem ao Teatro Brasileiro do séc. XIX e ao Teatro de Brasília. Eu sou LÍLIAN ALENCAR, e estou aqui com a atriz KARLA CALASANS e o ator TIAGO DE CARVALHO para neste QUARTO programa de homenagem ao Teatro de Brasília, falarmos um pouquinho da vida e obra de ZÉ REGINO.
SONOPLASTIA - Uma campanhinha
BG – “Palhaço” com Ângela Maria e Martinho da Vila
TIAGO
A canção “O palhaço” ao fundo nas belíssimas vozes de Ângela Maria e Martinho da Vila, não podia ser mais sensível e emotiva como homenagem a uma das figuras mais emblemáticas do teatro da Capital Federal desde sua chegada como cidadão em 1969: o ator, o diretor, o bonequeiro, o multiartista, o palhaço Zé Regino e sua sempre representatividade viva. O homem artista de Taguatinga, que sempre teve esta cidade como seu celeiro de produção de arte, educação, resistência e criatividade.
KARLA
JOSÉ REGINO DE OLIVEIRA, ou melhor o Zé Regino, nascido na cidade de Corinto, Minas Gerais, declarado apaixonado por Brasília, veio ainda menino para o DF. Em entrevista à jornalista Márcia Witzac conta que ingressou no teatro no final dos anos 1970 num projeto chamado “Plateia” que levava oficina de atores para as cidades satélites, envolvido nos movimentos de esquerda pelas influências da Universidade, o teatro tornou-se a partir dali seu ofício e sua grande paixão, em suas palavras: “o teatro veio para mim como uma liberdade, algo que eu desconhecia...”
BG – “Eu nasci há dez mil anos atrás” com Raul Seixas
LÍLIAN
O teatro de bonecos tornou-se sua grande obssessão de trabalho, associado ao teatro tradicional e as artes plásticas, ele que era um desenhista e aquarelista também, a verdadeira configuração de um multiartista. Reverenciando a famosa carroça de mamulengos, trabalhou e estudou em São Luiz do Maranhão e em Olinda. Funda um dos grupos mais tradicionais do teatro do DF: o “Celeiro das Antas”, em 1991, com mais de trinta anos de trabalhos dedicados a espetáculos dos mais diversos. O teatro mamembe, o teatro adptável e a formação e construção do palhaço
TIAGO
Zé Regino parece que nasceu há dez mil anos atrás e se mostra interminável, renovando seu repertório, criando em busca da inovação sempre, trilhando os caminhos mais diversos. Mais de vinte espetáculos montados só com o grupo Celeiro das Antas, e foi com “Mobi Dick” adaptada da obra de Herman Melville que ele construiu a montagem de uma das peças teatrais mais comentadas da história do teatro do Distrito Federal, e como maior longevidade nos palcos. Uma palavrinha rápida de Zé Regino sobre o papel da arte e o papel social da arte para encantarmos e fecharmos este programa.
SONOPLASTIA: trecho do vídeo a partir do minuto 11:28 até 12:45
KARLA
E assim encerramos o QUARTO episódio da nossa série: O Teatro de Brasília. Em breve teremos mais um nome da cena brasiliense “HUGO RODAS”. Agradecemos a paciência da querida e do querido ouvinte por terem se colocado com atenção no nosso programa EIXOENCENA.
LÍLIAN
O programa EIXOENCENA é parte do projeto RÁDIO TEATRO, OS FUNDADORES DO TEATRO BRASILEIRO E O TEATRO DE BRASÍLIA realizado com recursos do FUNDO DE APOIO À CULTURA DO DISTRITO FEDERAL e como se diz no bom e velho teatro fiquem bem e
OS TRÊS ATORES JUNTOS: “MERDA PRA TODOS”
VOZ DA RÁDIO – PAOLA – “ A RÁDIO EIXO APRESENTOU EIXOENCENA”
BG - Volta “Mambembe” de Chico Buarque na versão original para encerrar o programa.
Para ouvir esse episódio acesse o link: https://soundcloud.com/radioeixo/brasilia-ze-regino?in=radioeixo/sets/eixoencena
Comments