top of page
  • Paola Antony

Projeto EducArte na Praça leva arte, cultura e educação a Taguatinga.

Atualizado: 2 de abr.

Narayana Teles




O Projeto EducArte, idealizado pelas educadoras e moradoras de Taguatinga, Cléria Costa e Míriam Rocha, está em sua segunda edição, e traz neste ano, oficinas de teatro, maquiagem teatral, poesia, contação de histórias e sonorização de histórias. Formações na área cultural que acontecerão em três escolas públicas de Taguatinga: Centro do Ensino Médio de Taguatinga Norte (CEMTN), Centro de Ensino Médio Industrial de Taguatinga (CEMEIT) e Centro de Educação Infantil 4 (CEI 04). A novidade é a realização da oficina de mediação de leitura para a primeira infância, pensada na educação inclusiva, no CEI 04, destinada a professores, coordenadores e pais de crianças.

A ideia de criação do Projeto deu-se a partir do desejo de proporcionar arte, cultura e educação a estudantes da Rede Pública de Ensino devido à carência de formações e atividades nas escolas na área cultural, segundo Cléria Costa. A educadora enxerga o acesso à cultura, arte e educação como algo imprescindível e de direito, portanto, não pode ser deixado de lado, principalmente nas periferias.

O EducArte na Praça tem como uma de suas metas atender 360 alunos da Rede Pública. Ao término das oficinas no mês de maio, haverá uma culminância, um grande evento cultural, com os resultados finais produzidos nas formações. Fator motivador que agrega jovens e comunidade. Para Cléria Costa, “o acesso à formação que o EducArte proporciona é algo essencial para a constituição do ser humano, para a construção da sua identidade, seu reconhecimento, para estimular a sensibilidade, a solidariedade, se ver no outro, conseguir perceber o humano em outras instâncias”.

Uma educação voltada para a sensibilidade, que caminha de mãos dadas com a cultura e a arte, e que através da realização de formações pode contribuir no estímulo de novas carreiras na área artística e cultural, pondera Cléria. Portanto, o EducArte na Praça pretende lançar uma luz de possibilidades às pessoas que nele estarão presentes.

A realização do EducArte na Praça, de 01/04 a 15/05, é da Casa de Cultura Telar em parceria com o Ministério da Cultura. As inscrições são gratuitas e podem ser acessadas por meio das redes sociais da Casa de Cultura Telar @casadeculturatelar

 

A Casa de Cultura Telar é um espaço de criação, produção e difusão das diversas manifestações artísticas, culturais e esportivas brasileiras. A ideia é promover encontros por meio de ações que fomentem a autoestima, protagonismo juvenil, empoderamento e visibilidade aos que vivem em situação de vulnerabilidade social. Os projetos buscam a imersão nos saberes e fazeres, por meio de oficinas, atividades ao ar livre, rodas de diálogo. Telar conecta mulheres, homens, crianças, que, tecidas pelas mãos de muita gente, fazedoras de cultura, bem como outros segmentos transversais ligados ao esporte, educação e cidadania, visam o bem-estar da sociedade.




Confira as oficinas, seus locais de realização e facilitadores:

 

TEATRO (CEMTN e CEMEIT) – Wellington Abreu

MAQUIAGEM TEATRAL (CEMTN e CEMEIT) – Clara Abreu

POESIA (CEMTN e CEMEIT) – Beth Jardim

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS (CEMTN) – Grupo Paepalanthus

SONORIZAÇÃO DE HISTÓRIAS (CEMTN) – Lucas Baraúna

MEDIAÇÃO DE LEITURA PARA PRIMEIRA INFÂNCIA (CEI 4) – Míriam Rocha

 

A Rádio Eixo conta com o fomento do FAC - Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal

 

34 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page