
ROTEIRO
VINHETA DE ABERTURA – campanhinha toca três vezes
VOZ DE ABERTURA – PAOLA – “A RÁDIO EIXO APRESENTA EIXOENCENA”
BG - “Mambembe” Chico Buarque (versão Chico e Roberta Sá) trilha sonora de fundo. Rubrica para o sonoplasta (Colocar o som da música tal como pano de fundo da voz do narrador... bem baixinha)
SONOPLASTIA – DUAS CAMPANHINHAS
KARLA
Narrador (rádio novela) – Olá ouvintes, ESTE é o programa EIXOENCENA. Uma série de Rádio-Teatro que faz ao longo deste ano, uma homenagem ao Teatro Brasileiro do séc. XIX e ao Teatro de Brasília. Eu sou KARLA CALASANS, e estou aqui com a atriz LILIAN ALENCAR e o ator TIAGO DE CARVALHO para neste DÉCIMO SEGUNDO programa de homenagem ao Teatro de Brasília, falarmos um pouquinho da vida e obra de “PLÍNIO MOSCA”.
SONOPLASTIA - Uma campanhinha
BG – “Volta por cima” com Beth Carvalho
LÍLIAN
Plínio Mosca foi um importante diretor e produtor cênico em Brasília entre os anos de 1980 e 2000. Carioca, nascido em Copacabana em 1960, estudou com Dulcina de Moraes e vem do grupo e dos estudos da ampla gama de atores e diretores que se formaram na antiga Fundação Brasileira de Teatro que foi dirigida pela atriz. Ao entrar na cena brasiliense a partir de 1987, Plínio Mosca desenvolveu todo um trabalho baseado em métodos de preparação do ator e preparação da personagem.
TIAGO
A música ao fundo e do início da homenagem foi uma das escolhas de Plínio Mosca ao dar uma entrevista para o programa “Trilhas das artes”. Naquele momento ele falava das inúmeras superaçãoes na vida e para fazer arte. Plínio Mosca trouxe para o Brasil a experiência de ter entre 1982 e 1986 estudado Direção Teatral no Teatro Nacional de Marseille. Como professor de teatro e tradutor de dramaturgos, aqui no Distrito Federal fundou a Companhia de Teatro Plínio Mosca.
BG – “Deu pra ti” com Kleiton Kleidir
KARLA
A partir de 2010 o diretor e arte-educador fixou residência em Porto Alegre e fez um mestrado no Rio Grande do Sul em Memória social e bens culturais. Durante muitos anos trabalhou como diretor de teatro e responsável pela Casa do Teatro Amador em Brasília. Dirigiu na década de 1990 o Grupo de Teatro da Universidade Católica de Brasília, o TECAT, onde montou espetáculos de clássicos nacionais e estrangeiros, como: “O judas em sábado de aleluia” de Martins Pena e “Lisístrata” de Aristófanes. Um entusiasta pelo teatro certa feita em entrevista ao Correio Brasiliense disse: “A educação e a arte salvam mais do que 1000 hospitais e matam mais do que 1000 exércitos”. Vamos ouvir um pouquinho de Plínio Mosca, em 2012, falando de seu encanto pelo teatro e por ser diretor de teatro:
SONOPLASTIA: trecho do vídeo a partir do minuto 00:18 a 00:34
LÍLIAN
E assim encerramos o DÉCIMO SEGUNDO episódio da nossa série: o Teatro de Brasília. Em breve teremos mais um importante nome da cena brasiliense “MIQUEIAS PAZ”. Agradecemos a paciência da querida e do querido ouvinte por terem se colocado com atenção no nosso programa EIXOENCENA.
KARLA
O programa EIXOENCENA é parte do projeto RÁDIO TEATRO, OS FUNDADORES DO TEATRO BRASILEIRO E O TEATRO DE BRASÍLIA realizado com recursos do FUNDO DE APOIO À CULTURA DO DISTRITO FEDERAL e como se diz no bom e velho teatro fiquem bem e
OS TRÊS ATORES JUNTOS: “MERDA PRA TODOS”
VOZ DA RÁDIO – PAOLA – “ A RÁDIO EIXO APRESENTOU EIXOENCENA”
BG - Volta “Mambembe” de Chico Buarque na versão original para encerrar o programa.
Para ouvir esse episódio acesse o link: https://soundcloud.com/radioeixo/brasilia-plinio-mosca?in=radioeixo/sets/eixoencena
Comments