top of page

Miqueias Paz - Teatro de Brasília

Paola Antony

ROTEIRO


  • VINHETA DE ABERTURA – campanhinha toca três vezes

  • VOZ DE ABERTURA – PAOLA – “A RÁDIO EIXO APRESENTA EIXOENCENA”

  • BG -  “Mambembe” Chico Buarque (versão Chico e Roberta Sá)  trilha sonora de fundo. Rubrica para o sonoplasta (Colocar o som da música tal como pano de  fundo da voz do narrador...  bem baixinha)

  • SONOPLASTIA – DUAS CAMPANHINHAS


LÍLIAN

Narrador (rádio novela) – Olá ouvintes, ESTE é o programa EIXOENCENA. Uma série de Rádio-Teatro que faz ao longo deste ano, uma homenagem ao Teatro Brasileiro do séc. XIX e ao Teatro de Brasília. Eu sou LÍLIAN ALENCAR, e estou aqui com a atriz KARLA CALASANS e o ator TIAGO DE CARVALHO para neste DÉCIMO TERCEIRO programa de homenagem ao Teatro de Brasília,  falarmos um pouquinho da vida e obra de “MIQUEIAS PAZ”.

SONOPLASTIA - Uma campanhinha

BG – “Uma pirueta duas piruetas” com Chico Buarque Saltimbancos


 

TIAGO

Miqueias Paz chegou a capital federal com cinco anos de idade. O paranaense de União da Vitória. Ao ouvirmos a célebre música dos Saltimbancos de Chico Buarque como não lembrar das inúmeras vezes no teatro, na rua, nas escolas, em que Miqueias aparecia e aparece com seu corpo contando uma história. Todos em Brasília conhecem a história daquele que é o Mímico da cidade, o artista do gesto, o artista da minúcia no sorriso, na graça ou na dor de suas personagens.


KARLA

Funda a partir de 1980 o grupo Retalhos e percorre o país com sua mímica. Idealiza e concretiza Mostras de Mímica na cidade. Miqueias sempre se mostrou um artista muito sensível a natureza humana, o cotidiano e as questões mais sociais da vida. Em entrevista ao Brasília, memória e invenção disse: “A arte de fazer teatro, artes cênicas, tem uma cobrança de existência, de vida, de responsabilidade, de convivência, de tudo, e às vezes o cara vai até fazer sem ganhar um centavo, porque ele vai estar vivo, gigante, imenso, com o que ele está fazendo””


BG – “Tempo do artista” de Chico Buarque


LÍLIAN

Celebrados em 2021 mais de 40 anos de carreira. Isto que Miqueias chama de teatro física e a poética do ator pelo corpo, sem a palavra na herança dos grandes mímicos, principalmente Marcel Marceau inspiração francesa de nosso artista tornaram Miqueias figura única da cena brasiliense. Algumas das grandes realizações do artista, que se tornou um dos maiores mímicos brasileiros: Em 1988, participa do Festival de Kendall na Inglaterra, onde conheceu o diretor Jonathan Stones, que o convidou para fazer parte da companhia Ralf-Ralf, formada por artistas de diversos países. Com a Ralf-Ralf atuou no espetáculo Dinner, apresentado nos Estados Unidos, Inglaterra, França, Escócia e Alemanha. Em 1992 e 1996 participou do Congresso y Festival Latino Americano de Mimo, realizado na capital Argentina. Para encerrar ouçamos um pouquinho do nosso Miqueias, um homem de pouca voz e muito gesto:


SONOPLASTIA: trecho do vídeo a partir do minuto 00:25 a 01:53


KARLA

E assim encerramos o DÉCIMO TERCEIRO episódio da nossa série: o Teatro de Brasília. Em breve teremos mais um importante nome da cena brasiliense “MAURÍCIO WITZAC”. Agradecemos a paciência da querida  e do querido ouvinte por terem se colocado com atenção no nosso programa EIXOENCENA. 


TIAGO


O  programa EIXOENCENA é  parte do projeto RÁDIO TEATRO, OS FUNDADORES DO TEATRO BRASILEIRO E O TEATRO DE BRASÍLIA  realizado com recursos do FUNDO DE APOIO À CULTURA DO DISTRITO FEDERAL e como se diz no bom e velho teatro fiquem bem e

OS TRÊS ATORES JUNTOS: “MERDA PRA TODOS”

VOZ DA RÁDIO – PAOLA – “ A RÁDIO EIXO APRESENTOU EIXOENCENA”

BG - Volta “Mambembe” de Chico Buarque na versão original para encerrar o programa.



コメント


bottom of page