
ROTEIRO
VINHETA DE ABERTURA – campanhinha toca três vezes
VOZ DE ABERTURA – PAOLA – “A RÁDIO EIXO APRESENTA EIXOENCENA”
BG - “Mambembe” Chico Buarque (versão Chico e Roberta Sá) trilha sonora de fundo. Rubrica para o sonoplasta (Colocar o som da música tal como pano de fundo da voz do narrador... bem baixinha)
SONOPLASTIA – DUAS CAMPANHINHAS
LÍLIAN
Narrador (rádio novela) – Olá ouvintes, ESTE é o programa EIXOENCENA. Uma série de Rádio-Teatro que realiza ao longo deste ano, uma homenagem ao Teatro Brasileiro do séc. XIX e ao Teatro de Brasília. Eu sou LÍLIAN ALENCAR, e estou aqui com a atriz KARLA CALASANS e o ator TIAGO DE CARVALHO para neste segundo programa de homenagem ao Teatro de Brasília, falarmos um pouquinho da vida e obra de JOÃO ANTÔNIO DE LIMA ESTEVES
SONOPLASTIA - Uma campanhinha
BG – “A terceira margem do rio” com Milton Nascimento
TIAGO
O ano era 1975 em Brasília, o teatro se chamava Teatro Galpão, a peça se chamava “O homem que enganou o diabo e ainda pediu troco”, o ator era um mineiro que hoje é uma das referências de fundação do Teatro da Capital Federal. O mineiro João Antônio de Lima Esteves, ator, diretor, professor de teatro da UNB, estudou na escola Jaques Le Coc em Paris onde teve sua grande experiência com o teatro e as artes, e fundador da primeira escola de teatro do Distrito Federal, chamada: “Ensaio, teatro e dança”. A música de Milton Nascimento sobre tema de Guimarães Rosa é nossa homenagem a este artista mineiro de quem estamos falando.
KARLA
“Eu sou João Antônio de Lima Esteves, mais conhecido como João Antônio. Sou de Minas, de uma cidadezinha perto de Uberaba, chamada Conquista, mas fui criado em Uberaba...Nasci em 21 de maio de 1946... sou filho de Dona Diva e Joao Esteves, meu pai era chofer de táxi em Araguari e se casou com a filha de um Coronel político de lá...” Estas palavras são de João Antônio numa entrevista dada a professora Elinzâgela Carrijo, uma das mais importantes pesquisadoras da História do Teatro de Brasília.
BG – “Toccata and Fugue in D minor” de Bach
LÍLIAN
Formado em Direito, mas foi nas artes que este homem dirigiu seu destino, estudando e trabalhando no MASP – Museu de Artes de São Paulo, onde incutiu toda uma tradição de pesquisas e formação em museografia. Com a experiência trazida de atuação no rádio ainda em Uberaba, foi em Brasília a partir de 1971 que colocou o teatro em sua vida. Entra para Fundação Cultural da cidade e se envolve na ampla formação de atores e grupos de teatro. E logo depois constitui uma carreira de décadas como o primeiro professor de teatro e fundador do Departamento de Artes Cênicas da UNB. Vamos ouvir a voz de João Antônio falando um pouquinho da sua trajetória na UNB.
SONOPLASTIA: trecho do vídeo todo
TIAGO
A tocatta em fuga de Bach é mais uma homenagem ao professor, que também em entrevista certa vez falou da música do compositor alemão e da música de Chico Buarque, ambas ao movê-lo na trajetória de artista. Na mesma entrevista diz com muito carinho e emoção das peças “Graça Bailarina de Jesus” e “A” montadas nos anos 1970 na cidade, no famoso espaço da 508 Sul.
KARLA
E assim encerramos o segundo episódio da nossa série: o Teatro de Brasília. EM BREVE teremos MAIS UM nome da cena brasiliense “HUMBERTO PEDRANCINI”. Agradecemos a paciência da querida e do querido ouvinte por terem se colocado com atenção no nosso programa EIXOENCENA.
LÍLIAN
O programa EIXOENCENA é parte do projeto RÁDIO TEATRO, OS FUNDADORES DO TEATRO BRASILEIRO E O TEATRO DE BRASÍLIA realizado com recursos do FUNDO DE APOIO À CULTURA DO DISTRITO FEDERAL e como se diz no bom e velho teatro fiquem bem e OS TRÊS ATORES JUNTOS: “MERDA PRA TODOS”
VOZ DA RÁDIO – PAOLA – “ A RÁDIO EIXO APRESENTOU EIXOENCENA”
BG - Volta “Mambembe” de Chico Buarque na versão original para encerrar o programa.
Para ouvir esse episódio clique no link: https://soundcloud.com/radioeixo/brasilia-joao-antonio-de-lima-esteves?in=radioeixo/sets/eixoencena
Comentarios