
ROTEIRO
VINHETA DE ABERTURA – campanhinha toca três vezes
VOZ DE ABERTURA – PAOLA – “A RÁDIO EIXO APRESENTA EIXOENCENA”
BG - “Mambembe” Chico Buarque (versão Chico e Roberta Sá) trilha sonora de fundo. Rubrica para o sonoplasta (Colocar o som da música tal como pano de fundo da voz do narrador... bem baixinha)
SONOPLASTIA – DUAS CAMPANHINHAS
TIAGO
Narrador (rádio novela) – Olá ouvintes, ESTE é o programa EIXOENCENA. Uma série de Rádio-Teatro que realiza ao longo deste ano, uma homenagem ao Teatro Brasileiro do séc. XIX e ao Teatro de Brasília. Eu sou TIAGO DE CARVALHO, e estou aqui com a atriz KARLA CALASANS e a atriz LÍIAN ALENCAR para neste terceiro programa de homenagem ao Teatro de Brasília, falarmos um pouquinho da vida e obra de HUMBERTO PEDRANCINI
SONOPLASTIA - Uma campanhinha
BG – “Aquele Abraço” com Gilberto Gil
KARLA
Mais de 50 anos dedicados a arte e a cultura, e principalmente ao teatro, o ator, diretor e professor de artes cênicas Humberto Pedrancini, um homem que desde os anos 1970 se dedicou integralmente a cena brasiliense. Na canção de fundo, temos: “Aquele abraço”. Aquele abraço ao professor Pedrancini que em entrevista a pesquisadora Elisângela Carrijo, deixou a seguinte frase: “eu sou o homem do abraço, eu adoro abraçar as pessoas”
LÍLIAN
Nascido em maio de 1950 na cidade de Uberlândia, o mineiro Pedrancini viveu desde criança em Goiânia, então foi o cerrado e o centro-oeste a casa do homem que fundou uma das mais emblemáticas companhias de teatro do DF: “O Hierofante”. A decendência italiana por parte de pai, traz este sobrenome Pedrancini. Morador de Taguatinga, da vida e cena de Taguatinga, chega em Brasília em 1972 e entra no curso de Comunicação Social da UNB, curso que relata ter abandonado ao entrar para um pequeno grupo de teatro dirigido à época por J.B. Galvão. A partir dali o teatro virou sua História.
BG – “Coros dos peregrinos” do Tanhauser de Wagner
KARLA
Das inúmeras montagens teatrais realizadas na cidade nestes últimos 50 anos, o teatro do SESC seu primeiro espaço por 10 anos nas décadas de 1970 e 1980 viram o “Prometeu Acorrentado” de Ésquilo. Criou espetáculos de sucesso como: “A cidade que não tinha rei” e a “Capital da Esperança” textos da cidade de Brasília e sobre a cidade. E ainda, no seu enorme repertório, a montagem de sucesso de um clássico do teatro moderno brasileiro: “Dois perdidos numa noite de suja” de Plínio Marcos.
TIAGO
A música ao fundo e que vem sendo ouvida é o “Coros dos peregrinos” da ópera Tanhauser de Wagner, que também em entrevista disse “ouço esta música bem alta na madrugada”, a canção era um bálsamo para ele. O professor de Teatro em vários espaços de Brasília, foi também o formador de atores e professores na Faculdade Dulcina e vamos ouvir sua voz falando o que significa o teatro, para encerramos este programa.
SONOPLASTIA: trecho do vídeo a partir do 5:37 até 6:58
LÍLIAN
E assim encerramos o TERCEIRO episódio da nossa série: o Teatro de Brasília. EM BREVE teremos MAIS UM nome da cena brasiliense: “ZÉ REGINO”. Agradecemos a paciência da querida e do querido ouvinte por terem se colocado com atenção no nosso programa EIXOENCENA.
KARLA
O programa EIXOENCENA é parte do projeto RÁDIO TEATRO, OS FUNDADORES DO TEATRO BRASILEIRO E O TEATRO DE BRASÍLIA realizado com recursos do FUNDO DE APOIO À CULTURA DO DISTRITO FEDERAL e como se diz no bom e velho teatro fiquem bem e
OS TRÊS ATORES JUNTOS: “MERDA PRA TODOS”
VOZ DA RÁDIO – PAOLA – “ A RÁDIO EIXO APRESENTOU EIXOENCENA”
BG - Volta “Mambembe” de Chico Buarque na versão original para encerrar o programa.
Para ouvir esse episódio acesse: https://soundcloud.com/radioeixo/brasilia-humberto-pedrancini?in=radioeixo/sets/eixoencena
Comentários