top of page

Hugo Rodas - Teatro de Brasília

Paola Antony

ROTEIRO


  • VINHETA DE ABERTURA – campanhinha toca três vezes

  • VOZ DE ABERTURA – PAOLA – “A RÁDIO EIXO APRESENTA EIXOENCENA”

  • BG -  “Mambembe” Chico Buarque (versão Chico e Roberta Sá)  trilha sonora de fundo. Rubrica para o sonoplasta (Colocar o som da música tal como pano de  fundo da voz do narrador...  bem baixinha)

  • SONOPLASTIA – DUAS CAMPANHINHAS


TIAGO

Narrador (rádio novela) – Olá ouvintes, ESTE é o programa EIXOENCENA. Uma série de Rádio-Teatro que realiza ao longo deste ano, uma homenagem ao Teatro Brasileiro do séc. XIX e ao Teatro de Brasília. Eu sou TIAGO DE CARVALHO, e estou aqui com a atriz KARLA CALASANS e a atriz LÍLIAN ALENCAR para neste QUINTO programa de homenagem ao Teatro de Brasília,  falarmos um pouquinho da vida e obra de HUGO RODAS

SONOPLASTIA - Uma campanhinha

BG – “Cancion para mi America” com Daniel Viglieti


KARLA

Estamos ouvindo ao fundo a “Cancion para mi America” do compositor e músico uruguaio Daniel Viglieti, uma homenagem a República Oriental do Uruguai e ao povo latino-americano, com o que celebramos aquele que para alguns foi o maior e mais importante diretor de teatro da História de Brasília, o tão uruguaio, tão latino-americano e tão brasiliense: Hugo Rodas. 


LÍLIAN

HUGO RENATO RODAS GIUSTO MENDEZ ROSSI, ou seja, em Brasília, Hugo Rodas. Nascido, em 1939, na cidade operária Juan Lacaze no Uruguai. Com a infância entre o Uruguai e a Argentina vai chegar em Brasília pela primeira vez em 1975 vindo de Salvador para substituir um professor e diretor de dança que daria uma curso na Capital Federal. O acaso trouxe Hugo Rodas à cidade que ele adotou de paixão. A partir dali o ator, bailarino, diretor, coreógrafo, artista da cena e professor por mais de trinta anos de Teatro na UNB, foi celebrado e construiu a exuberante carreira nos palcos da cidade.




TIAGO

O teatro no Brasil recebeu dele as primeiras imerções e trabalhos a partir da década de 1970 tendo estado ao longo da vida com nomes como José Celso Martinez Correia e Antônio Abujanrra e na dança inúmeros trabalhos com a coreógrafa Denise Stoklos. Em entrevista a professora Elisângela Carrijo, em 2005, quando tinha trinta anos de trabalho cênico na cidade sem concessões e com uma autenticidade única disse sobre o teatro no Distrito Federal, aspas para Rodas: “Evidentemente você não poderá falar nunca de teatro em Brasília, sem falar em mim. Essa é a única realidade”. Conclui dizendo não ser fama de jornais, mas “É pelo trabalho” que chegou a este patamar.


BG – “Bandolins” com Oswaldo Montenegro


KARLA

A amizade com outro brasiliense adotado, o cantor e compositor Oswaldo Montenegro, deu a ele espetáculos musicais, de dança. A entrega a clássicos do teatro moderno fizeram o homem também do Balé Clássico, criar a peça “João sem nome” em 1976 e construir espetáculos memoráveis e premiados como “Doroteia” de Nelson Rodrigues em 1996; “Arlequim servidor de dois patrões” de Goldoni em 1998, além das inesquecíveis “A casa de Bernarda Alba” de Lorca e o “Olho da fechadura” sobre a obra do Anjo Pornográfico Nelson Rodrigues. Vamos escutar Hugo Rodas, sempre com emoção e riso franco falando de Brasília e de sua identidade candanga:


SONOPLASTIA: trecho do vídeo a partir do minuto 02:19 até 03:37


LÍLIAN

E assim encerramos o QUINTO episódio da nossa série: o Teatro de Brasília. EM BREVE teremos MAIS UM nome da cena brasiliense “GE MARTU”. Agradecemos a paciência da querida  e do querido ouvinte por terem se colocado com atenção no nosso programa EIXOENCENA. 

TIAGO

O  programa EIXOENCENA é  parte do projeto RÁDIO TEATRO, OS FUNDADORES DO TEATRO BRASILEIRO E O TEATRO DE BRASÍLIA  realizado com recursos do FUNDO DE APOIO À CULTURA DO DISTRITO FEDERAL e como se diz no bom e velho teatro fiquem bem e

OS TRÊS ATORES JUNTOS: “MERDA PRA TODOS”

VOZ DA RÁDIO – PAOLA – “ A RÁDIO EIXO APRESENTOU EIXOENCENA”

BG - Volta “Mambembe” de Chico Buarque na versão original para encerrar o programa.



Comments


bottom of page