top of page
  • Paola Antony

Exposição Amazônidas


Exposição Amazônidas, de Regina Santos, traz imagens do cotidiano de comunidades indígenas e ribeirinhas.

Paola Antony




O Foyer do Teatro dos Bancários recebe a exposição Amazônidas, uma reunião de 22 fotos de Regina Santos, divididas em três recortes, que sintetizam o imenso trabalho de Regina Santos desenvolvido na Amazônia e revelam a intimidade da artista com aquela região. A mostra caminha pela interação da fotógrafa com as pessoas, o modo de vida delas, as minúcias dos lugares que vestem o universo amazônico.

 

Amazônidas também foi montada com a intenção de fazer uma homenagem e entrega do título de cidadã honorária, Post Mortem, à fotografa, pelo profissionalismo e pela sua dedicação à fotografia no Distrito Federal e a projetos sociais.

 

Regina Santos, considerada uma das mais talentosas fotógrafas de Brasília, nos deixou recentemente.  Querida por muitos, ficou conhecida por seu olhar generoso e humano. Amazônidas, um recorte do muito que Regina Santos fez, chega pra nos revelar tudo isso.

 

A exposição tem a curadoria das também grandes fotógrafas, Ana Araújo e Tina Coelho.

 

“As fotografias de Regina Santos mostram a passagem de um tempo em acelerado processo de transformação. Olho vivo, fino e detalhista, imortalizou, por meio de suas lentes, suas próprias escolhas. Seu extenso arquivo, hoje constituiu uma joia rara de belas e significativas memórias de vida, e histórias do Brasil e de muitas partes do mundo. Muito mais ainda há para mostrar desse fazer constante, ao longo de uma vida dedicada à fotografia. Nesse pequeno fragmento, retirado do acervo ainda em pesquisa, revelamos a potência desse material imagético que denominamos Amazônidas. Aqui, eu, Tina Coelho e Ana Araújo, trazemos imagens feitas em vários períodos da vida da Regina, na floresta amazônica. Várias andanças, por várias partes da Amazônia. A escolha curatorial se deu a partir da percepção de ser a Amazônia e suas gentes, um tema recorrente em vários momentos da carreira de nossa amiga fotógrafa, mas que também, acima de tudo, fazia parte dessas escolhas do coração e da vida da nossa amiga. Dessa forma a gente não só homenageia a Amazônia, por ser um ambiente de coração da nossa amiga, mas também a gente dá relevância a esse material que foi perseguido pela profissional fotógrafa ao longo da vida. Nós tentamos fazer uma homenagem não só à obra, mas também as escolhas da autora. A gente traz várias partes da Amazônia. Espero que vocês gostem da nossa escolha e sobretudo, do lindo arquivo fotográfico que corresponde a obra e vida da nossa amiga, Regina Santos. Convido todos vocês a darem uma espiada na exposição”



AMAZÔNIDAS ficará montada de 17 de junho a 7 de julho, no Foyer do Teatro dos Bancários- 314/315 sul.

 

Visitação: Segunda a sexta-feira - 9h às 21h |

Sábado e domingo - 18h às 21h

 

A entrada é franca

 

A Rádio Eixo conta com o fomento do FAC – Fundo de apoio à cultura do Distrito Federal


 

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page