
ROTEIRO
VINHETA DE ABERTURA – campanhinha toca três vezes
VOZ DE ABERTURA – PAOLA – “A RÁDIO EIXO APRESENTA EIXOENCENA”
BG - “Mambembe” Chico Buarque (versão Chico e Roberta Sá) trilha sonora de fundo. Rubrica para o sonoplasta (Colocar o som da música tal como pano de fundo da voz do narrador... bem baixinha)
SONOPLASTIA – DUAS CAMPANHINHAS
KARLA
Narrador (rádio novela) – Olá ouvintes, ESTE é o programa EIXOENCENA. Uma série de Rádio-Teatro que REALIZA ao longo deste ano, uma homenagem ao Teatro Brasileiro do séc. XIX e ao Teatro de Brasília. Eu sou KARLA CALASANS, e estou aqui com a atriz LILIAN ALENCAR e o ator TIAGO DE CARVALHO para neste NONO programa de homenagem ao Teatro de Brasília, falarmos um pouquinho da vida e obra de “ARY PARA-RAIOS”.
SONOPLASTIA - Uma campanhinha
BG – “Saga da Amazônia” com Vital Farias
LILIAN
1979, e um grupo teatral chamado “Esquadrão da Vida” saia pelas ruas de Brasília encantando, principalmente as crianças. Por trás deste grupo um palhaço, mas não qualquer palhaço de circo, mas o palhaço que ganharia por décadas o coração da Capital Federal, o memorável, irreprensível, honorável, como se diz nas chamadas de circo o senhor ator, palhaço ARY PARARAIOS. Conhecido também como palhaço-poeta. O homem que com sua trupe desde os anos 70, parava os automóveis, ônibus, motos e fazia entre acrobacias e gracinhas a felicidade momentânea daquela gente.
TIAGO
O paranaense Ary José de Oliveira, o nosso ARY PARARAIOS, era artista plástico, ator, diretor, jornalista, ambientalista, palhaço. Chegou a Brasília em 1975. A música ao fundo é a “Saga da Amazônia” na voz de Vital de Farias, canção de Elomar. Canção que nosso Ary Para-Raios cantou na Rio-92/Eco-92, demonstrando este outro lado do palhaço, o homem que foi preocupado com o a natureza e com o cerrado. O homem que produziu em 30 anos de atividade teatral em Brasília, o nosso mais legítimo mambembe, o teatro de rua.
KARLA
A ideia do Teatro como Expansão, a ideia do teatro como representação sensível da vida do dia a dia, do cotidiano e a criação do grupo “Esquadrão da Vida” com seus mais de 20 espetáculos, juntou-se a formação das oficinas para atores e palhaços, e as campanhas publicitárias e em defesa sempre de uma grande causa. Ary Para-Raios não parava, não se cansava de criar. Criou o jornal “Viva Alternativa”, que a partir de 1990 circulava segundo ele em entrevista ao Correio Brasiliense para: “plantar sementes, mas também para virar de cabeça para baixo a cidade de concreto, razão e política.”
BG – “Bichos Escrotos” dos Titãs
LÍLIAN
O riso e o tumulto provocativo, mas positivo, artístico, com espetáculos de sucesso, entre eles: “O bicho homem e outros bichos” em cartaz de 1993 a 2000. Ou o encantador “Romeu e Julieta nas ruas” que circulava nas antigas cidades satélites e parava as praças, as escolas e as ruas. Sua filha a atriz Maíra Oliveira diz sobre o pai: “Às vezes, penso que ele foi um homem à frente do seu tempo, talvez por tê-lo vivido de forma visceral, generosa e contestadora...”. Vamos ouvir a filha falando mais um pouquinho sobre o pai Ary Para-Raios para encerramos o programa.
SONOPLASTIA: trecho do vídeo a partir do minuto 1:58 até 2:39
TIAGO
E assim encerramos o NONO episódio da nossa série: o Teatro de Brasília. Em breve teremos mais um importante nome da cena brasiliense: “LUCIANA MARTUCHELLI”. Agradecemos a paciência da querida e do querido ouvinte por terem se colocado com atenção no nosso programa EIXOENCENA.
KARLA
O programa EIXOENCENA é parte do projeto RÁDIO TEATRO, OS FUNDADORES DO TEATRO BRASILEIRO E O TEATRO DE BRASÍLIA realizado com recursos do FUNDO DE APOIO À CULTURA DO DISTRITO FEDERAL e como se diz no bom e velho teatro fiquem bem e
OS TRÊS ATORES JUNTOS: “MERDA PRA TODOS”
VOZ DA RÁDIO – PAOLA – “ A RÁDIO EIXO APRESENTOU EIXOENCENA”
BG - Volta “Mambembe” de Chico Buarque na versão original para encerrar o programa.
Para ouvir esse episódio acesse o link: https://soundcloud.com/radioeixo/brasilia-ary-para-raios?in=radioeixo/sets/eixoencena
Comments